O Rollmops é uma iguaria da culinária alemã, muito comum de ser encontrada em bares no sul do Brasil. Consiste em um filé de sardinha sem espinho, envolto de um pedaço de cebola com um palito de dentes no meio.
Apesar de parecer cru, o rollmops fica colocado em uma conserva com sal, vinagre e especiarias. Portanto, fica marinando e curtindo em seus temperos.
Conhecido popularmente como “Sushi do Alemão”, a iguaria é tão celebrada no sul do país que recebeu uma homenagem em forma de atração durante a Oktoberfest e outros eventos: o Rollmopswagen. Uma kombi repaginada que carrega o mascote e leva alegria e muito rollmops por onde passa.
E na edição deste ano da Oktoberfest, o grupo Rollmopswagen trouxe uma novidade: uma versão mais suave, com óleo de girassol, ideal para quem iniciar as aventuras no mundo do rollmops.
E é claro que vou sugerir estilos que potencializam e complementam os sabores do “Sushi de Alemão”. 🍣🇩🇪
🍺 Berliner Weisse: um estilo de cerveja leve, com acidez bem marcante e baixo teor alcoólico. A acidez da cerveja complementa a acidez do Rollmops.
🍺 Gose: um estilo também ácido, porém com um sabor salgado presente. Vai combinar e potencializar com a salmoura do Rollmops.
🍺 Pilsen: a leveza e o amargor moderado de uma Pilsen ajudam a equilibrar a intensidade dos sabores do Rollmops, sem sobrecarregar o paladar. O amargor refrescante é um ótimo contraponto à salinidade e acidez do peixe.
🍺 Saison: um estilo levemente picante e frutado, que vai bem com pratos ácidos e condimentados. O final seco de uma Saison também ajuda a equilibrar o prato, trazendo harmonia entre o sal e temperos.
🍺 Witbier: as notas de laranja e coentro neste estilo, trazem um contraste leve e refrescante, complementando a intensidade do Rollmops sem anular seu sabor marcante.
O rollmops, assim como todos esses estilos de cerveja, você encontra na 39ª edição da Oktoberfest Blumenau.
Clique aqui e veja o vídeo entrevista com um integrante do Rollmopswagen.
E clique aqui para acessar mais informações da Oktoberfest.