Estando no mês de outubro, pensei ser o melhor momento para iniciar uma série de sete publicações com alguns dos principais estilos da escola alemã de cervejas. E, em uma visita à Oktoberfest Blumenau, iniciei essa série, contando um pouco da história do estilo de cervejas Oktoberfest. E claro que, para isso, é necessário dar uma pequena passada pela história da festa em si também.
A Oktoberfest de Munique nasceu como uma celebração ao casamento do Príncipe Ludwig com a Princesa Therese. O casamento aconteceu em 12 de outubro de 1810. Mas a festa foi tão boa, que no ano seguinte fizeram a comemoração novamente… e de novo, e de novo… e assim se tornou a maior festa da cultura alemã em todo o mundo.
Mas voltando rapidamente ao dia do casamento, lá em 1810… a cerveja servida na ocasião era do estilo Märzen, uma cerveja sazonal produzida sempre no mês de março (e por isso leva este nome). Porém, uma cerveja um pouco mais escura caiu nas graças dos convidados. Um lote um pouco mais forte, que passou a ser chamada de Oktoberfest.
Bom, ainda não conheço a Oktoberfest de Munique, que nasceu dessa ocasião. Mas, no quintal de casa, tenho a sorte de ter a Oktoberfest Blumenau: a segunda maior da mundo e a maior das américas.
E, visitando a festa, tive a oportunidade de degustar a cerveja do estilo Oktoberfest da cervejaria Schornstein. Uma cerveja maltada, com aroma e sabor de panificação muito presentes. Com baixo amargor e um excelente drinkability.
🏭 Schornstein
🍺 Oktoberfest
◼️ 5,3% ABV e 22 IBUs
🚩 Pomerode/SC
Você também pode assistir ao vídeo dessa história, clicando aqui.
E se quiser experimentar essa cerveja direto na Oktoberfest Blumenau, é só clicar aqui.
PROST!